top of page

Novo Programa de Tratamento é Lançado Contra o Psilídeo-dos-citros pela Sipcam Nichino Brasil


O controle do 'greening', uma doença preocupante que afeta os pomares de citros através do inseto psilídeo-dos-citros (Diaphorina citri), tem se tornado prioridade para os produtores, impactando tanto na produtividade das plantas quanto nos preços das frutas. Em resposta a essa demanda urgente, a Sipcam Nichino Brasil mobilizou equipes para desenvolver uma nova estratégia de manejo eficaz da praga, utilizando o inseticida Fiera® e o acaricida Fujimite®.

Essa integração de produtos do portfólio da Sipcam Nichino visa oferecer eficácia e uma boa relação custo-benefício aos produtores. Testes de campo realizados na Estação Experimental Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico (IAC), demonstraram que o Fujimite® aplicado em diferentes doses alcançou um controle do psilídeo entre 80% e 100% em períodos de três, cinco e sete dias após a aplicação.

O inseticida Fiera®, lançado este ano, é destacado pela Sipcam Nichino por suas propriedades fisiológicas reguladoras de crescimento de insetos. Com o ingrediente ativo buprofezina, atua por contato e vapor em todas as fases do psilídeo. A recomendação é fazer duas aplicações com intervalos de sete dias durante os períodos de maior brotação no pomar, quando a pressão do inseto é mais intensa.

"O greening tem se tornado uma preocupação crescente na cadeia citrícola, desafiando os produtores safra após safra", afirma Marcelo Palazim, engenheiro agrônomo da área de desenvolvimento de mercado. "Uma das principais recomendações é a rotação de produtos com diferentes ingredientes ativos, base do programa de manejo da Sipcam Nichino."

Dados do Fundecitrus mostram que a presença do greening cresceu 56% em São Paulo, passando de 24,4% dos pomares em 2022 para 38,06% em 2023, com relatos de prejuízos de até R$ 3,5 milhões em algumas fazendas. Uma pesquisa da Kynetec Brasil revelou que a intensificação dos tratamentos contra o psilídeo-dos-citros representou 23% do mercado total de defensivos da cultura, totalizando R$ 271 milhões no ciclo 2022-23, um aumento de 42% em relação à safra anterior.

A Sipcam Nichino, resultado da união entre a italiana Sipcam e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino), tem investido em inovação desde sua fundação em 1979. Com foco em desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos, a empresa busca enfrentar os desafios crescentes na agricultura com soluções eficazes e sustentáveis.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page