A área técnica da Sipcam Nichino Brasil informa que leva a campo um novo programa para tratamento do tomateiro, baseado no uso alternado dos inseticidas Ohkami® e Takumi®, ambos lançados no país em períodos recentes e resultantes de novas moléculas químicas desenvolvidas pela Nichino do Japão. Conforme a companhia, o emprego integrado das soluções entrega indicadores elevados no controle das pragas traça-do-tomateiro (Tuta absoluta), broca-grande-dos-frutos (Helicoverpa zea), ácaro-rajado (Tetranychus urticae), broca-pequena-dos-frutos (Neoleucinodes elegantalis), mosca-minadora (Lyriomyza huidobrensis) e tripes (Frankliniella schultzei).
A traça-do-tomateiro, por exemplo, conta com capacidade para se multiplicar velozmente e prejudicar a produtividade do tomate. Em seu ciclo de vida, destaca a Sipcam Nichino, uma fêmea da praga deposita de 55 a 130 ovos. Na forma de lagarta, se alimenta de estruturas da planta e de frutos formados. Não controlada, causa danos de 70% a 100% à produção. As demais pragas-alvos, acrescenta a companhia, também têm potencial para causar perdas robustas.
O ácaro-rajado se situa entre as mais importantes pragas polífagas do mundo, ao passo que a broca-pequena dos frutos detém potencial para ocasionar perdas da ordem de 80% à produção. Já a mosca-minadora, de uma praga secundária converteu-se em risco a cultivos. O tripes, por sua vez, transmissor do vírus causador da devastadora doença chamada ‘vira-cabeça’, tornou-se altamente desafiador ao produtor na safra.
Para a companhia, a integração entre Takumi® e Ohkami® possibilita o ‘controle inteligente’, simultâneo, desse complexo de pragas, “com relação custo-benefício favorável, além de consistir em uma estratégia bem-sucedida para o manejo de resistência, adequada ao manejo integrado de pragas (MIP)”. Segundo a empresa, a solução Takumi® se diferencia pela molécula Flubendiamida 222 e pela formulação micronizada. “Trata-se de uma ferramenta de alto desempenho sobre lagartas difíceis de controlar. Cessa ataques logo após aplicado, por contato e ingestão”, frisa a companhia.
Já Ohkami®, informa a Sipcam Nichino, advém da molécula Tolfenpirade®. Este inseticida, segundo a fabricante, transfere desempenho altamente favorável no controle das pragas-alvos. “O Tolfenpirade® diminui fortemente a fertilidade das pragas em sua fase adulta”, exemplifica a empresa. Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes, e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.
Comments